TOUR PRIVADO  

Varanda da Estremadura, Moinhos de Vento, Aldeias e Vilas Floridas: Serra de Montejunto e Óbidos  

 

Venha connosco nesta visita onde irá percorrer campos de cultivos e encostas verdejantes. Deixe-se levar neste passeio de um dia através de Campo, Serra, Aldeias, Vinhedos, Casas caiadas de branco, ruas floridas, Moinhos, Igrejas em estilo gótico-manuelino e Azulejos tipicamente portugueses.

 

 

O objetivo desta visita é fazer você sentir a alma da região da Estremadura através das suas paisagens rurais. Surpreenda-se com a paisagem vinícola e agrícola entre os maciços de pedra calcária branca com vegetação mediterrânea, aldeias e vilas de casas caiadas com ruas floridas, moinhos de vento e igrejas de pedra branca forradas interiormente de azulejos que nos contam histórias tudo isso a pouco menos de 1 hora de Lisboa.

 

 

Inicie o dia surpreendendo-se com a Igreja de Santo Quintino! Uma das igrejas (isoladas) mais belas e extraordinárias de arquitetura estilo gótico-manuelino de Portugal. Com as paredes interiores integralmente decoradas por painéis de azulejos dos séculos XVII e XVIII, a Igreja de Santo Quintino deslumbra qualquer apreciador de arquitetura e arte, por isso é um local que merece uma visita atenta. Perceberá do porquê que esta igreja é referida por muitas pessoas como um “Museu do Azulejo”. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, foi mandada construir pelo Rei Dom Manuel I, em 1520.

 

 

Construída de pedra branca em estilo gótico-manuelino, as suas paredes interiores são totalmente revestidas de azulejos de diferentes estilos que ajudam a contar a história do azulejo.

 

 

 

Aldeia Galega da Merceana. Você vai conhecer uma pequena e simpática aldeia saloia medieval com pelourinho e igreja com portal manuelino com interior barroco e várias ruas floridas. À volta da Aldeia há uma belíssima paisagem com várias Quintas Vinícolas.

 

 

Continue o dia e suba a Serra de Montejunto, referenciada como a “Varanda da Estremadura”. Nome dado por causa dos seus miradouros e paisagens amplas que convidam o olhar do visitante observar as magníficas paisagens serpenteadas de moinhos de vento e Pastores acompanhados de seus rebanhos de cabras. Da “Varanda” você poderá observar a costa portuguesa desde Sintra até Nazaré.

 

 

No topo da serra, maravilhe-se com encostas verdejantes, observe as orquídeas selvagens, os moinhos de vento e a vista da Costa portuguesa desde Sintra até Nazaré. Classificada Paisagem Protegida em 1999, a Serra de Montejunto apresenta-se como um dos últimos refúgios para muitos espécies de animais e plantas. Santuário de aves, aqui nidificam cerca de 75 espécies, sendo algumas consideradas em risco de extinção.

Não se admire se, na subida à Serra, encontrar pastores e seus rebanhos de cabras na sua lida diária aquela que é a sabedoria tradicional. 

 

 

Real Fábrica do Gelo. Grande marco da arqueologia industrial, é a única do seu género em Portugal e Europa, sendo um símbolo da tecnologia medieval.

Considerado internacionalmente como um caso único, pela originalidade das suas estruturas e razoável estado de conservação, o complexo da Real Fábrica do Gelo terá sido construído na serra de Montejunto por volta de 1741. “Conta-se que quando chegava o mês de setembro enchiam-se os tanques rasos de água e durante a noite esperava-se que o frio a congelasse. Quando o gelo se formava, o guarda da fábrica ia a cavalo até à aldeia de Pragança e, com uma corneta, acordava os trabalhadores. Antes do nascer do sol, num trabalho árduo e duro, as placas de gelo eram partidas, os fragmentos amontoados e depois carregados para os silos de armazenamento, onde o gelo era conservado até à chegada do verão.” Texto retirado do website Natural.PT.

Se você ficou curioso então saiba que temos mais histórias interessantes para contar! Saiba mais fazendo uma visita guiada à Real Fábrica do Gelo.

Você Sabia que…

• devido as características climáticas (pelo menos 6 º a menos do que em Lisboa), a Serra de Montejunto foi local escolhido para se ter estabelecido uma fábrica do gelo (Real Fábrica do Gelo), no século XVIII?

 

 

 

Chegando ao topo da Serra de Montejunto, você vai visitar o Santuário de Nossa Senhora das Neves e ao lado da capela ainda se encontram as ruínas do primeiro mosteiro dominicano estabelecido em Portugal. Local de romarias desde os tempos medievais, permanecendo até os nossos dias (anualmente no mês de Agosto), sabe-se que a construção da capela é anterior à do primeiro convento Dominicano, construído no topo da serra no século XIII. Estando a capela claramente relacionada com esse convento que lhe fica anexo, existindo, no corpo lateral, um painel de azulejos alusivo à história da Ordem de São Domingos. Atualmente, a capela prima pela simplicidade, destacando-se a imagem de Nossa Senhora das Neves do século XVI.

 

 

 

Você vai concluir o passeio na Vila florida de Óbidos. Esta vila fortificada é um dos ex-libris do património português e será uma surpresa para você, uma vez que se trata de uma vila medieval cercada pelas muralhas do seu castelo, servindo como testemunho vivo, habitado e que se manteve quase inalterado desde finais do século XVII. Percorrer as ruas de Óbidos é marcar um encontro com o passado, através das suas calçadas e habitações góticas, quinhentistas e seiscentistas.

 
 
 
Itinerário
Partida às 9h do hotel/alojamento em Lisboa
Visita à Igreja de Santo Quintino
Visita à Aldeia Galega Merceana
Visita à Serra de Montejunto
Visita ao Santuário Nossa Senhora das Neves
Visita à Vila Medieval de Óbidos
Regresso a Lisboa. Poderá escolher um local de drop-off diferente do local do pick up, desde que seja em Lisboa
 
Esta excursão/atividade é particular. Apenas o seu grupo participará.
 

Os nossos tours são pensados especialmente para o viajante que deseja fugir dos tradicionais tours e que quer vivenciar novas realidades, experiências inéditas e diferenciadas a cada viagem. Os nossos roteiros preveem uma visita feita com tempo para o viajante usufruir as atrações de uma forma tranquila.

 

Sobre o seu PICK UP e DROP OFF Hora
Por regra, início e o fim do serviço é das 9h às 17h. Entretanto, não é um horário rígido e pode ser flexível consoante as suas necessidades.

Sobre o seu PICK UP e DROP OFF Local
Podemos buscá-lo e deixá-lo no seu Hotel, Apartamento, Terminal de Cruzeiros, Aeroporto ou num local de sua preferência. Fale connosco!

 


Preço: desde >> 51.50  por pessoa

O valor varia conforme o número de pessoas. Para grupos de 9 a 16, 30 ou 55 pessoas contacte-nos.

Duração:8 Hrs

Pickup: 9:00



O que está incluído
Transporte privado
Guia/Motorista
Atendimento personalizado
Pickup and drop-off no seu hotel/acomodação em Lisboa
Veículo com ar-condicionado
WiFi a bordo
Garrafas d’água
Seguro de Responsabilidade Civil
Seguro de Acidentes Pessoais

O que não está incluído
Almoço
Bilhetes de entrada para monumentos e museus
Custos adicionais que não tenham sido previamente acordados

Condições Gerais
A Estrela d'Alva Tours não se responsabiliza por excesso de bagagem ou bagagem cujas dimensões, por falta de aviso prévio, impossibilitem o seu transporte no veículo reservado;
No caso de se verificar a impossibilidade no fornecimento de um ou mais serviços, por razões externas à Estrela d’Alva Tours, os mesmos serão substituídos por serviços equivalentes;
A Estrela d’Alva Tours pratica uma política de não fumadores nos seus serviços de transporte.

 
Book Now